segunda-feira, 30 de outubro de 2023

HISTÓRIA MATERNIDADE GUAIMBÊ

 

Marlene Pádua Salvajolli

                        O ano era 1964, Dona Cidoca chegou até nós Much e eu Marlene, convidando a começar a organizar uma maternidade, que seria instalada na antiga pensão da família Paredes, localizada na Rua Fernando Martins Paredes, nº 225, acima do Banco Bradesco.

                        Assimilamos a ideia, formamos uma diretoria: Hildegard Loosli, Marlene Salvajolli, Vilma Loosli, dona Cidoca e Dirce Nogueira.

                        Com campanhas feitas nos sítios, fazendas e cidades circunvizinhas montamos a maternidade.

                        Dona Elza - nossa enfermeira e Anália - auxiliar, dona Antônia, dona Benedita – cozinheira e o médico – Dr. Iba e Dr. Katrumy, na última quinta-feira de todos os meses.

                        Onde o prefeito atual era o Sr. David Ferreira de Souza, em meados de 1964. Nasceram muitas crianças, entre elas, me lembro do Helinho, da dona Estelina e Marlena Sakanaka.

                        Foram vários anos de lutas árduas, onde começamos a trabalhar com bailes, festa da cerveja, feijoadas e doações dos fazendeiros e sitiantes de Guaimbê.

                        O sonho foi realizando e cada vez aumentando. Após eleito o prefeito Fritz Loosli em meados de 1970, fomos a São Paulo, no Palácio do Governo, onde fomos solicitar ajuda para uma nova maternidade, onde Paulo Maluf, Governador deu seu apoio e o deputado Renato Cordeiro, com suas emendas, contribuíram para a construção da Maternidade de Guaimbê, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 195, onde foi inaugurada pelos mesmos.

                        Construímos aí o Hospital Maternidade completo, com centro cirúrgico para realizar pequenas cirurgias, onde o médico era o Dr. Seisu Komesu.

                        Quando tudo pronto para o funcionamento, o sonho sendo realizado, nasce a primeira bebê Suziley Achilles em 1978, de parto cesaria de Cleusa Achilles, que infelizmente não se encontra entre nós.

                        Assim finalizo minha breve história, com o coração cheio de saudades e felicidades de ver o nosso sonho de lutas e realizações, sendo reinaugurado pela administração da prefeita Márcia Achilles e José Carlos, como Pronto Atendimento Guaimbê.

                        Recebam meu abraço e minha eterna gratidão.

 

Guaimbê SP, 1º de setembro de 2023.  

P.S.: Lido por Carmem Cenyra Pádua Salvajolli

Nenhum comentário: