segunda-feira, 10 de abril de 2023

FUTURO INCERTO

 

Adão de Souza Ribeiro

 

                        O que você quer ser quando crescer? ”, indaga o papai zeloso.

                        Desde muito cedo, os pais se preocupam com o destino de seus rebentos. Ao vê-los gatinhando, mil cenas visitam a imaginação. Serão um médico, advogado, empresário, cientista, juiz, escritor, mas, também, um assassino, ladrão, estuprador, estelionatário? Esses pensamentos atormentam o sossego de quem pôs os herdeiros no mundo.

                        Por terem nascidos e vividos em outra época, eles temem o mundo avançado. Naquele tempo, não havia Estatuto da Criança e Adolescente – ECA -; havia sim, o Juizado de Menores, o qual, todas as noites, às 21:00 horas, com o carro passava recolhendo os menores da rua. Os pequerruchos só eram liberados aos pais, que antes de recebê-los, recebiam uma reprimenda.

                        A parafernália tecnológica, somada a mídia selvagem, está virando a mentalidade dos anjinhos. Estão se tornando monstros nas mãos de um sistema infame. Os manipuladores (televisão, rádio, jornal, revista, político, etc.), escondem atrás da cortina, dizendo que é culpa das redes sociais. Meu Deus, como são hipócritas!

                        Os genitores orientam os filhos: “Prestem atenção na origem (família) de seus consortes”, ou seja, na genética deles. Os filhos trarão os traços das duas famílias. Então vejamos. Cesare Lombroso – 1835 a 1909, um médico psiquiatra, higienista, cirurgião, criminologista, antropólogo e cientista italiano, afirmava em sua teoria, na obra O homem delinquente, o seguinte: “Os criminosos são incentivos hereditários, que são transmitidos de geração em geração de maneira genética”.

                        A família de sábios, poderão gerar intelectuais e filósofos; a de artistas, poderão gerar cantores, pintores, escritores, músicos, compositores; por outro lado, a de desajustados, poderão gerar, assassinos, ladrões, estupradores, etc. Quem foi policial por longos anos, pode ser testemunha de que a Teoria Lombrosiana, tem fundamento. Portanto, creio que o futuro do filho depende, dentre outras coisas, da genética e da educação recebida.

                        Aloísio Tancredo Gonçalves de Azedo – 1857 a 1913, um escritor, romancista, contista, jornalista, caricaturista, pintor e cônsul brasileiro, em sua obra O cortiço, deixa transparecer que “O homem é fruto do meio”. Nesta mesma linha, segue Jean-Jacques Rousseau – 1712 a 1778, um filósofo, teórico político, escritor e compositor italiano, quando dizia: “Que o homem é bom naturalmente, embora esteja sempre o jugo da vida em sociedade, a qual o predispõe à depravação”. Assim também pensa Sigmund Freud – 1856 a 1939, um médico neurologista e psiquiatra austríaco, pois, para ele: “De onde vive, o homem não tem domínio sobre seu livre-arbítrio, não consegue vencer as circunstâncias”.

                        A ocasião faz o furto, mas o ladrão nasce feito”, por isso, defendo a tese de Cesare Lombroso, não sendo eu um intelectual e nem filósofo. Quando os pais perguntam aos filhos: “O que você quer ser quando crescer? ”, não imaginam que já está armazenado no gene da criança, o que será ou não. A sociedade em que vive, poderá ser um terreno fértil para germinar o seu instinto de pessoa honesta ou criminosa.

                        Em que pese as teorias antagônicas entre si, preocupa-me o mundo atual em que vivemos. Ele pode aflorar instintos adormecidos para o mal ou para o bem. Ao meu ver, essa mídia inescrupulosa, tem seu quinhão de responsabilidade no surgimento de monstros da sociedade. Depois, para se isentarem, eles culpam a internet, através das redes sociais. Os formadores de opinião, são verdadeiros crápulas. Posso estar errado, mas é o que penso.

                        Diante de um futuro incerto para nossos filhos, só resta buscar em Deus a salvação aos inocentes brasileirinhos. “God save their souls.” , “Dieu sauve les âmes.”, “Gott schütze ihre Seelen.”, “Dio salvi  le loro anime.” (Deus salve suas almas.).

 

Peruíbe SP, 10 de abril de 2023.

Nenhum comentário: