terça-feira, 6 de dezembro de 2022

HOJE É UM DIA ESPECIAL

 

DIA ESPECIAL

                        Hoje é um dia especial.

                        Especial porque há exatamente quarenta anos atrás, colávamos grau e recebíamos o “Diploma de Engenheiro Agrônomo”.

                        Isso só foi possível, graças à nossa dedicação e ao empenho dos dedicados professores. Foram horas e horas debruçados nos livros e, outras tantas, atentos aos ensinamentos dos mestres. Por isso, guardamos na lembrança, a sagrada imagem de cada um deles.

                        No primeiro dia de aula, éramos todos desconhecidos. Mas, aos poucos, e em razão da convivência diária, tornamo-nos grandes amigos, em busca do mesmo ideal. A amizade sincera, perdura até os dias atuais. Eis aí, o motivo de nossos encontros anuais, isto é, tornamo-nos uma só família.

                        A décima nona turma frutificou. É certo que alguns já partiram, antes do combinado, para a mansão do amanhã. Agradecemos a Deus, por suas passagens em nossas vidas. Mas creiam, os seus legados, continuam vivos em nós.

                        De posse do tão sonhado diploma, atestando que a partir de então éramos “Engenheiro Agrônomo”, cada um seguiu o seu próprio destino. Constitui família e foi exercer a profissão com dedicação, honra e responsabilidade.

                        Nos finais de semana, muitos regressavam à cidade de origem; outros, permaneciam na cidade de Bandeirantes PR, curtindo com os amigos. Por quatro anos, ela tornou-se a nossa cidade/mãe, que nos acolheu com carinho e aprendemos amar.

                        Não há como esquecermos da missa, ministrada pelo padre Edvino, irmão do formando Idelfonso, abençoando os felizes amigos, hoje Engenheiros Agrônomos. Oremos: “Creio na terra, mãe generosa, fonte de vida, trabalho e dignidade humana. Creio na agronomia, porque uma profissão universalmente ligada ao bem-estar humano. Creio num Engenheiro Agrônomo inimigo da pobreza rural e sempre sensível aos problemas do campo em seu país.”

                        A lida diária no campo, nos fez mais humildes e humanos e é por isso, que cuidamos da natureza, saciámos a fome de milhares de cidadãos e alavancamos o progresso da Nação. Pudemos ver quão bondosa é a terra e rica é a natureza. Cuidar do planeta é o dever uníssono de todos nós.

                        Nesta data especial, guardamos cravado no peito, o juramento, que fizemos com imensa alegria: “Juro, que no exercício da minha profissão de Engenheiro Agrônomo, vou me mostrar sempre fiel aos mandamentos da honestidade e da ciência, cumprindo e fazendo cumprir a fiel observância das leis e postulados da ética profissional”.

                        Finalizando, rogamos à Deus, que este encontro se realize sempre e perdure eternamente, para que possamos fortificar esta amizade linda e sadia. Que a semente do amor, plantada na terra sagrada de nossa alma, nasça, cresça e frutifique cada vez mais. Que o diploma pendurado na parede, nos faça ver, que não fomos nós que escolhemos a Agronomia; mas, sim, foi ela que nos escolheu. Portanto, nós a honramos eternamente!

Cornélio Procópio PR, 30 de março de 2023.

Carlos Alberto Mendes

Nenhum comentário: