sábado, 17 de fevereiro de 2024

NOITE DE AUTÓGRAFO

 

Adão de Souza Ribeiro

Boa noite, queridos amigos e amigas.

É com imensa alegria, que retorno a Guaimbê SP, minha cidade natal, a qual, carinhosamente chamo de TERRINHA.

Aqui estou, para o lançamento do livro de crônicas intitulado: “Causos da TERRINHA e outras prosas”.

Nele procurei retratar os fatos reais e pitorescos, acontecidos neste lugar sacrossanto.

O livro não é apenas uma obra literária, mas, acima de tudo o resgate da história da história de Guaimbê SP, para ser guardado como documento, no fundo do coração.

Meus avós chegaram em 1930 e fincaram morada. Aqui nasceram seus filhos e netos, sendo que, um deles sou eu.

Em cada rua, praça e casa, há um pedaço de mim. A minha saudade transita por todos os cantos da minha cidade, de mãos dadas com as pessoas da minha infância. Como posso me esquecer do Grupo Escolar “José Belmiro Rocha’, do Ginásio Estadual de Guaimbê SP, da praça matriz e da Rua Rui Barbosa?

Hoje com o coração transbordando de alegria, quero agradecer a Deus que me permitiu tamanha honradez; a minha família que se faz presente; a querida amiga Maria de Lourdes Corrêa, que carinhosamente chamo de minha Nossa Senhora de Lourdes, a santa que despencou do céu e que me acompanha desde que fui cometido de AVC; a Prefeita Márcia Elena Nunes Achilles, a qual, em nome dela, cumprimento todas as autoridades; o amigo Diego Esteves, em nome do qual cumprimento todos os presentes.

A querida e eterna professora Marlene Pádua Salvajolli, rendo minha gratidão pelos seus ensinamentos e, ainda, por ter aceito o convite em prefaciar esta modesta coletânea.

Agradeço a presença da professora Cidoca, patrimônio vivo de Guaimbê SP.

Este lançamento só está sendo coroado de êxito, graças aos guaimbeenses que amam e valorizam a cultura e a arte desta terra.

A querida amiga de infância Carmem Cenyra Pádua Salvajolli, da equipe da prefeita, agradeço seu empenho e dedicação em organizar este evento, o qual está sendo coroado de êxito.

Desejo deixar registrado a ausência do meu pai Argentino e do meu irmão Noel, que partiram antes do combinado. Também, da minha mãe Olindrina, que está muito debilitada, em razão da idade avançada e da doença “Mal de Alzheimer”.

A todos os presentes fica aqui a minha gratidão.

Um dia, quando eu partir para mansão do amanhã, quero repousar meu corpo aqui, em meu torrão natal.

Finalizando que Deus abençoe todos nós. Amém!

Guaimbê SP, 01 de março de 2024.

Um comentário:

looslim@gmail.com disse...

Adão, estive presente no lançamento da sua obra. Fiquei bastante emocionado. Somos contemporâneos e isso me orgulha. Parabéns pela obra e pelo amor que tem pela nossa cidade.