quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

O PRIMEIRO HOMEM

                                   "My name is Adam. I´m the first man of the world” (Meu nome é Adão. Eu sou o primeiro homem do mundo). Está registrado na Sagrada Escritura. Isso é inconteste. Em razão disso, sempre fui o primeiro. Inclusive na chamada da lista escolar ou nas sabatinas da sala de aula. Sempre soube lidar com algumas piadas inconvenientes, porque entendia que ser o primeiro, era um privilégio único. Os amigos e amigas seguiam-me, pois havia em mim, um espírito de liderança nato. O primeiro em tudo, até na hora de levar bronca dos pais e professores.
                                   Em casa, isto é, em Guaimbê SP, fui o primeiro filho, o primogênito. Coube a mim, abrir caminho para os que me sucederam, isto é, mais seis. “O homem do barro vermelho”, é o significado do meu nome em hebraico. Quantas responsabilidades caíram sobre mim. “My wife was called Eva” (Minha esposa foi chamada de Eva). Consta na Bíblia, que gerei 33 filhos e 23 filhas, dentre eles, Caim, Abel, Sete e as filhas Azura e Avan, segundo o Livro dos Jubileus. Vou tentando aqui e acolá, alinhavar a minha história, no campo terreno e no espiritual. Espero não ser repetitivo e enfadonho.
                                   Tem a história da maçã e da serpente, escrita em parábolas. Creio que a maçã é o sexo e a serpente é a sogra. Que me perdoem todas as sogras de plantão, inclusive a minha, hoje em memoriem. A maçã, atraente e cheirosa, nada mais alusivo do que ela. A sogra, bicho atentado e pronto para tumultuar o lar de casais felizes. Depois daquela tragicomédia, o “Jardim do Éden” nunca mais foi o mesmo. Um lugar de delícia, arquitetado pelo Criador, passou a ser uma terra de luta e sofrimento.
                                   Sempre tive orgulho do meu nome de batismo. Mas, de uns dias para cá, algo vem me preocupando sobremaneira. Dois cientistas, sendo um americano e um suíço, passaram a questionar a origem da população humana. Um defende que houve o cruzamento entre dois seres (genoma nuclear) e outro defende que não houve cruzamento, gerando a partir de um ser feminino (genoma mitocondrial). Fiquei confuso. Se não houve um “sapeca iá iá”, como fica a história dos 33 meninos e 23 meninas, gerados a partir de Adão. Como Eva cuidou da ninhada, se não precisou da participação direta do varão? Acho que Adão era baiano e o “Jardim do Éden”, ficava no nordeste.
                                   Depois tem a história de que o ser humano existe a partir da evolução dos macacos. Somos, segundo Charles Darwin, “homo sapiens”, cuja origem está na região do Lago Turkana, localizado na fronteira entre Etiópia e Quênia. É tanta história mal contada, que fico perguntando: “Quem sou? Será que eu sou filho de Chipa e Zé (Chipanzé)?” Deus me livre! Credo em cruz! Não sei por que, nessa assertiva, fui enveredar por tal assunto. Estava indo tão bem, quando dizia que sou o primeiro homem do mundo.
                                   Lá vem o perfil de um homem inquietante, que busca mudar o mundo através de perguntas polêmicas. “Por onde andava e o que fazia Jesus Cristo, fora dos textos bíblicos?”, indaguei à madre superiora, diretora da Escola Nossa Senhora Auxiliadora, em Lins SP, sem ser herege. Isso foi em 1977, antes do advento da obra “Código Da Vince”, de Dan Brown, publicado em 2003. Deixei a madre superiora de cabelos em pé. Por ser o primeiro homem, sempre caminhei além do meu tempo.
                                   De uma coisa, estou certo: “Por ser o primeiro homem do mundo, fui o primeiro a andar nu, a dar a primeira sapecada iá ia, a ter uma ninhada de filhos, a acreditar na sogra – serpente-, a comer com o suor do próprio rosto, a ter vergonha da própria nudez, a não assumir a culpa do que fez, a perder as mordomias do paraíso, a comprar o gás que acabou, a recolher o cocô do cachorro, a pôr o lixo na rua, a acreditar na história (hoje não, pois estrou com dor de cabeça) e por aí se vai”. Ser o primeiro, nem sempre é bom.  
                                   Penso que é bom ser o último. Mas dizem que os últimos serão os primeiros. Tudo volta à estaca zero. Então, o melhor é continuar sendo um contador de história... um forrest gamp.
Peruíbe SP, 06 de dezembro de 2018.


Um comentário:

Dinger disse...

Adão : Origem Hebràico "Adam" ( Homem Da Terra ) ..👏👏👏