sábado, 24 de dezembro de 2016

EMINÊNCIA PARDA


                                          Há os que vivem na luz e o que preferem a sombra. Essa dualidade é que faz o mundo girar. Por isso, não devemos julgar as pessoas, simplesmente pelo fato de pensarem ou agirem diferentemente de nós. O que seria do verde, se todos gostassem do amarelo. A beleza da vida está na diversidade das coisas, que nos cercam. Se compreendermos com ternura a alma e o coração das pessoas, seremos mais felizes.

                                   Mas em que pese nossa humana compreensão, não podemos ser coniventes ou reféns de tudo o que acontece ao nosso derredor. Há uma frase, que sempre causou-se intensa consternação, qual seja: “Toda unanimidade é burra”. Essa filosofia popular acompanhou-me pela vida inteira. Em razão disso, sempre fui um animal desgarrado do rebanho. Solitariamente fui á busca de novos caminhos, porque o desconhecido sempre me atraiu a aguçou minha imaginação. Como dizia no interior: “Não sou Maria vai com as outras”.

                                   Outro dia, andando pelas províncias do Reino Caiçara, deparei-me com toda sorte de pessoas, conversando aqui e acolá. Dissertavam sobre todos os assuntos do cotidiano. O jeito simples de se expressar, de um povo trabalhador e ordeiro, chamava-me a atenção. Não tinham papas na língua e, por isso, elogiavam e criticavam o que vinham na mente. Eles buscavam na ciência milenar, solução para tudo. Desde a infância, eu gostava de ouvir as pessoas simples, nascidas e criadas no mato, longe dos vícios da cidade grande.

                                   Numa dessas conversas, lançadas ao vento, ouvi quando um caboclo disse: “Você sabe que o novo Rei, tem uma eminência parda?”.  Fiquei estarrecido, respirei fundo. “Como pode um caipira, um capiau saber disso?”. Pensei e completei: “Será que ele sabe o que significa eminência parda?” Enquanto ele falava, enrolava um fumo de corda e dava um trago numa cachaça curtida com uma planta, denominada “pau barbado”. Por comentar com firmeza, deu credibilidade no que disse.

                                   Como não costumo prenhar-me pelo ouvido, saí á procura da verdade do que disse o velho sábio lá do interior. Não demorou muito para se confirmar o que eu temia ser verdade. Nem mesmo ascendeu ao trono e já pesa sobre o novo Rei essa desdita. A eminência parda dos governos militares Geisel e Figueiredo, era o General Golbery do Couto e Silva; a do papa João Paulo II, era o cardeal da Baviera Joseph Aloisius Ratzinger; a da nossa rainha a pouco tempo deposta, era o seu Primeiro Ministro.

                                   Mas o que é eminência parda? Vejamos: “Uma éminence grise (francês para eminência parda), um poderoso assessor ou conselheiro que atua “nos bastidores” ou na qualidade não-pública ou não oficial”. Na política, eminência parda é o nome que se dá quando determinado sujeito não é o governante supremo de tal reino ou país, mas é o verdadeiro poderoso, agindo muitas vezes por trás do soberano legítimo (a.k.a. poder por trás do trono), o qual é uma marionete dele, e pode muito bem ser deposto pela eminência parda, caso este não o agrade. A eminência parda ainda pode se utilizar de qualquer tipo de poder para exercer o seu poder, seja ele militar, econômico, religioso e/ou político.

                                   Causa-nos preocupação essa notícia informal, ventilada nas províncias e nas ruas descalças do Reino Caiçara. Embora não seja divulgado pelos tabloides marrons e nem pela mídia paga pelo poder, sabe-se que a eminência parda do novo Rei, é uma pessoa manipuladora e que só procura atender os seus interesses pessoais. Vê-se que ela não se diferencia da eminência parda da Rainha deposta. Não se deve perder de vista que a Rainha foi decapitada, não por uma guilhotina, em praça pública, como se esperava; mas, sim, pelos desmandos do seu Primeiro Ministro (eminência parda).

                                   Tudo leva a crer, que o novo Rei foi picado por um mosquito, não o transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela; mas, sim, o mosquito da eminência parda, transmissor da submissão total. Será que a medicina descobriu o DNA do mencionado mosquito? Será que essa doença tem cura? 

 

Peruíbe SP, 24 de dezembro de 2016.

Nenhum comentário: