domingo, 29 de abril de 2018

À FLOR DA PELE


                                      Quando minha mãe estava nervosa com minhas traquinagens ou de meus irmãos, ela dizia: “Eu já estou à flor da pele com vocês”. Lá na minha tenra idade, não imaginava, que aquela manifestação de nervosismo, chamava-se stress. E que o tal do stress, afetava o sistema imunológico, deixando o corpo vulnerável às doenças internas e externas.

                                   Lá adiante, após tornar-me um letrado, passei a estudar o comportamento humano e da natureza. Foi então que descobri, uma série de doenças, que o homem adquiriu ora por hereditariedade ora por falta de cuidados com a saúde. Uma vez na posse dessas ou daquelas doenças, teve que recorrer a tratamentos médicos e de remédios. Foi correr atrás da cura, coisa que poderia ter sido evitada.

                                   Na falta de cuidados, estão os da pele. Dentre as doenças da pele, estão: câncer, dermatite atópica (eczema), alopecia areata (queda de cabelo), acne (espinhas), escabiose (sarna), psoríase (mancha), verrugas e rosácea (vermelhidão). Vemos na literatura médica e nos comerciais de beleza, uma série de cuidados, tratamentos e produtos, a fim de curarem ou de diminuírem os efeitos da doença.

                                   Diz a literatura médica e o “achismo”, que há uma série de cuidados que devemos tomar com a pele, senão vejamos: limpar, tonificar, cuidar e proteger. Devemos usar produtos adequados, pois os homens e as mulheres reagem de formas diferentes. Ainda se falando de imunidade, diz um especialista: “O sistema imunológico é essencial para que o organismo consiga se defender da ação de agentes nocivos à saúde. Portanto, quando ele é comprometido, deve-se redobrar a atenção para os riscos, ainda mais porque diversos fatores contribuem para uma baixa imunidade. Má alimentação, falta de cuidados com a higiene, stresse, cigarros, consumo de drogas, bebida alcoólica e mudanças climáticas, são alguns deles”.

                                   Os conselhos médicos dizem que: “O grande problema de um sistema imunológico enfraquecido é que ele facilita a entrada de uma série de doenças. Vírus, bactérias, fungos e parasitas, costumam causar infecções. Doenças autoimunes como lúpus, vitiligo e psoríase também são muito comuns. Herpes, amigdalite, gripes, bronquiolite, infecções na pele, queda de cabelo e unhas fracas são outros indicativos dessa fragilidade”.

                                   Portanto, uma boa forma de evitar a baixa imunidade, é uma boa alimentação, hidratar-se bem, umidificação das vias respiratórias, corpo aquecido, boas noites de sono, limpeza do meio em que vive e não se estressar.

                                   Se ainda criança, eu soubesse de tudo isso, não deixaria minha mãe nervosa e estressada. Evitaria que ela adquirisse muitas doenças, dentre elas, algumas de pele, caso tivesse propensa a isso.

                                   A frase: “Eu já estou á flor da pele com vocês”, ainda povoa a minha mente e fere os meus ouvidos. Hoje, gostaria de dizer a ela: “Não vamos mais irritar a senhora”.
Peruíbe SP, 29 de abril de 2018

Nenhum comentário: